Microsoft Surface e Windows 8

Windows Surface

Foi anunciado em um evento da Microsoft no dia 18 de junho de 2012 em Los Angeles (EUA) e lançado juntamente com o Windows 8 em 26 de outubro de 2012.

Há três modelos à venda:

  • 32GB sem o teclado/capa por $499/£399;
  • 32GB com teclado/capa Touch Cover por $599/£479;
  • 64GB com teclado/capa Touch Cover por $699/£559.

Por enquanto os únicos países onde o WSurface está à venda são, além dos EUA: França, Canadá, Alemanha e Reino Unido.

Além disso, há duas versões de sistemas operacionais:

  • Windows RT (com ARM CPU) e;
  • Windows 8 Pro (com INTEL CPU i5, 4GB RAM).

Apesar de parecerem idênticos, o Windows RT possui algumas singularidades como vir incluso com o Microsoft Office pré-instalado, ao contrário do Windows 8. Além de não possuir a opção “Desktop” (e não permitir a instalação de programas para essa opção) e também não ter o Windows Media Player.

Há também dois modelos de teclado, ambos com mousepad multi-toque:

  • Touch Cover por $119/£99.99 tem largura de 3.25 mm e um teclado de pressão sensorial e;
  • Type Cover por $129/£109.99 e largura de 6 mm e um teclado com teclas físicas.

Possui uma resolução de 1920x1080px com proporção de tela 16:9.

Ele é constituído de:

  • Tablet touch que pode ser usado com ou sem teclado, mas sempre com a tela sensível a toque disponível (sim, mesmo com o teclado acoplado);
  • Cabo de conexão de energia para a bateria;
  • Teclado na parte interna da Capa do tablet para os modelos específicos.

Contras: A tela sensível ao toque juntamente com o teclado deixa pouco intuitivo o uso do tablet. Alguns aplicativos são usados pelo teclado e outros pelo touch, prejudicando o dinamismo e a facilidade objetivadas pelo aparelho.

Prós: Windows Office, conector USB 3.0, webcams (traseira e dianteira) de 720p, apoio traseiro para o tablet, 2×2 MIMO Wi-fi e peso de 0,910 kg.

A seguir, algumas fotos do novo tablet da Microsof:

Figura 1: Detalhe da embalagem do Microsoft Surface fechada.

Image

Figura 2: Detalhe da embalagem aberta

Image

Figura 3: Cores disponíves para os teclados Touch Cover e Type Cover.

Image

Figura 4: Detalhe na parte traseira, com o apoio do tablet e o teclado.

Image

Figura 5: Detalhe na espessura do tablet com o teclado Touch Cover.

Image

Windows 8

Lançado no dia 26 de Outubro de 2012, ele já vem em todos os Windows Surfaces e está disponível para download aos computadores de versão anterior, nesse link oficial: Clique aqui.

Por enquanto você poderá atualizar para o Windows 8 Pro por um preço promocional de $39,99, mas em breve estará disponível também para entrega por $69,99 neste link: Clique aqui.

A Microsoft disponibilizou um video-propaganda sobre o Windows 8 onde explica as novidades, mostra o novo layout e apresenta algumas funções como o uso de calendários, criação de atalhos na página inicial, retorno ao estilo Desktop das antigas versões, um novo navegador Internet Explorer 10, Office 2013, entre outros.

A seguir o video:

Contras: apesar de um design revolucionário, muitos usuários se queixaram da interação do Windows 8 com o layout antigo – que pode ser acessado em “Desktop” na tela inicial – o que acaba sendo confuso e tendo funções repetidas nas duas janelas.

Prós: possui um design que pode ser personalizado às suas preferências, com download de aplicativos, atalhos rápidos para funções como o SkyDrive (armazenamento de arquivos em nuvem), calendário e mapas do Windows (que não possue o Street Google View ou Visualização em 3D, mas que não perde por grande diferença em suas outras funcionalidades para mapas), jogos, fotos, clima, busca pelo Bing (podendo ser configurado), etc.

A decisão da Microsoft em deixar a opção “Desktop” surgiu das reclamações dos usuários em mudar radicalmente o visual do Windows que permanece sem grandes mudanças há mais de 30 anos. Entretanto, é possível usar o Windows 8 com todas as suas funções sem a necessidade do antigo sistema. Por isso, é mais gratificante aprender e se acostumar a usar todas as modalidades no novo design do Windows 8 em vez de ficar mudando as interfaces e acabar se confundindo.

Diante do mercado de eletrônicos e computação, a Microsoft não tinha escolha senão uma mudança radical. Mas para que isso seja feito de forma amena, acabou atrapalhando os usuários e recebendo novamente mais críticas.

De qualquer forma, é clara a intenção da maior empresa de computador que já existiu retornar ao topo que sempre estivera. Assim, espera-se que esse seja apenas o começo para uma nova era de computadores, competição e ousadia, que possuem como objetivos em comum, a nossa satisfação e facilidade como usuários de produtos cada vez mais incríveis.

A seguir, algumas fotos do Windows 8:

Figura 6: Embalagens do Windows 8 e do Windows RT para tablets.

Image

Figura 7: Tela inicial padrão.

Image

Figura 8: Tela de segurança bloqueada.

Image

Figura 9: Tela inicial personalizada.

Image

FontesPCAdvisorDigitalTrendsTheWindowsClubMashableTech, EngadgetWindowsMicrosoftWindowsSurface,

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s